Bem-vindo ao Site Luar da Meia-noite.pt

O cante alentejano património cultural imaterial da Humanidade

Navegação pelo texto

O Cante é da Humanidade
Por volta das 10h15 do dia 27 de novembro, os grupos corais e demais população reunidos na Casa do Cante, em Serpa, exultaram e emocionaram-se com o anúncio da inscrição do Cante Alentejano na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A Câmara Municipal de Serpa, na vanguarda do apoio ao cante e à sua respetiva candidatura, congratula-se por todos os alentejanos que assim veem reconhecido o seu maior bem comum e, em particular, aos grupos corais e cantadores que, de norte a sul e na diáspora estão hoje de parabéns!
À comitiva que acompanhou a votação, em especial ao Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa em representação dos mais de 150 grupos existentes, expressamos a nossa profunda gratidão pela “magnificente” interpretação da moda “Alentejo, Alentejo” que, segundo o dirigente dos trabalhos na Unesco elevou “os corações e os espíritos" dos presentes.
Hoje mesmo, a TAP expressou o seu apoio ao Cante, trazendo de volta a delegação presente em Paris. O “voo do Cante Alentejano”, como foi denominado o TP449, chega a Lisboa às 20h35, trazendo a bordo os representantes das principais entidades impulsionadoras da candidatura (Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Confraria do Cante e Casa do Alentejo), e o Cante, ele próprio.
E terão receção condigna à chegada!
O trabalho em prol da salvaguarda do Cante Alentejano está longe de estar terminado.
A Câmara Municipal de Serpa vai continuar no apoio da nossa identidade cultural, através dos nossos jovens, através das nossas crianças.
O futuro do cante reside neles.
O Cante é da Humanidade.
Fonte:
Câmara Municipal de Serpa.